sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Saudade


Existem vários tipos de saudades...Saudade da infância, onde tudo era mais fácil. Saudade de um lugar, que marcou sua vida por algum motivo especial. Saudade dos parentes e amigos que já se foram, ou dos que não estão por perto. Saudade é um sentimento que te dá uma sensação dupla que às vezes fica difícil definir se é algo bom ou ruim. Normalmente não sentimos saudade daquilo que nos fez mal, subentende-se então que saudade nos lembra algo bom certo? Então por que machuca tanto sentir falta de algo ou alguém? É tudo muito estranho, mas é tão bom recordar momentos de nossa vida! Quem nunca parou pra conversar com um amigo que você não vê há meses depois da formatura, e ficou relembrando aqueles momentos no intervalo que todos se reuniam, tocavam violão, cantavam, falavam besteiras, riam, riam e riam? Quem nunca encontrou com aqueles primos que quando antigamente, quando você ainda era criança, passavam as férias juntos, brincavam de coisas que hoje você acha sem graça mas não se arrepende de ter feito e dá risada do mesmo jeito? Saudade daquelas conversas com a melhor amiga, que hoje já não está por perto. Tem gente que acha que saudade é a vontade de que algo que aconteceu em sua vida se repita. Não confio muito nessa teoria. Se essa fosse a certa, como se explicaria a saudade daquele amigo que mora longe, que você conheceu na internet, por exemplo, e que você nunca pode estar perto? A saudade também se mistura a outros sentimentos, como o desejo. Saudade daquilo que você nunca pôde tocar, nunca pode desfrutar. Saudade de um amigo que você nunca viu de perto. Acredito que só quem viva também nesse mundo virtual, consiga entender do que eu estou falando. Saudade se junta com a tristeza quando você se lembra dos momentos que passou junto daqueles que ja morreram. Saudade se junta com receio ou arrependimento, quando você se lembra de um erro e das consequencias do mesmo, que fez você perder amigos. Enfim, todo mundo sente saudade e cabe a cada um julgar se é um sentimento bom ou ruim. Eu ainda não sei. Acho que depende com qual sentimento a saudade está misturada no momento em que a sentimos.

2 comentários:

  1. Eu tenho saudade do passado..de amigos de infância..do meu pai que mesmo estando vivo, sempre foi ausente na minha vida...o que mais tenho saudade nessa vida são das pessoas que marcam nossas vidas e de uma hora pra outra, vc acaba perdendo o contato, seja por mudança de local ou outro motivo qualquer...

    ResponderExcluir
  2. Nossa...essa palavra hj me trás um sentimento dualista como diz o texto, por vezes me sinto feliz por ter conhecido alguém tão especial...mas em breve momento sou levado a refletir sobre o que transformou aquela realidade que hj só existe nesse sentimento...saudades, hj lembrar de alguem ou de algo se tornou motivos de piadas quando isso nos trás melancolia...o que me faz retorna ao meu mundinho, fechado e só...Saudades não é ruim sentir, mas desaconselhavel permanecer nesse sentimento.

    (pôxa semana inteira com isso na cabeça...saudades)

    ResponderExcluir